Perguntas Frequentes
Sobre o serviço
1. Quem pode ter o MEO Kanal? O serviço MEO Kanal está disponível para clientes MEO ADSL e MEO Fibra (com MEOBox)..
2. Quantos canais posso criar? Cada cliente pode criar até 6 canais privados (protegidos por PIN) ou 3 privados e 3 públicos.
3. O que é um canal público? Um canal público pode ser visualizado por qualquer cliente MEO ADSL e MEO Fibra com MEOBox, estando o canal pesquisável através da aplicação do MEO Kanal (pressionando o botão verde do comando).
4. O que é um canal privado? Um canal privado é protegido por PIN (definido por si) para que possa dar o número do canal e o PIN apenas às pessoas que realmente quer que vejam o seu canal. Os canais privados não são pesquisáveis na aplicação do MEO Kanal.
5. Posso escolher o número do meu canal? O número do seu canal tem seis dígitos e é gerado aleatoriamente.
6. É possível que o meu filho/a crie o seu próprio canal? Pode criar outras contas MEO Kanal (subcontas) para que todos em sua casa possam ter o seu próprio canal, público ou privado. Os canais atribuídos às subcontas são independentes dos canais que tem disponíveis na sua conta.
7. O que é uma subconta? Uma subconta é uma conta associada à sua conta da Área de Cliente ou à conta de registo no site MEO, que lhe permite dar a possibilidade a outros membros da sua família de criarem o seu próprio canal.
8. Quantas subcontas posso criar? Pode criar até três subcontas associadas à sua conta da Área de Cliente ou à conta de registo no site MEO.
9. Posso visualizar os conteúdos dos canais que foram criados pelas várias subcontas? O serviço não lhe permite visualizar os conteúdos carregados pelas subcontas que associar à sua conta. De qualquer forma, deve apenas dar acesso ao serviço a pessoas em quem tenha confiança, dado que as condições do serviço têm de ser respeitadas.
10. Como posso criar um canal? Criar o seu canal é muito simples. Basta fazer login no site e seguir os seguintes passos:
- Criar um canal
- Clique no botão para criar um canal.
- Preencha a informação sobre o canal que acabou de criar.
- Fazer upload dos conteúdos
- Faça upload das suas fotos e vídeos, se forem fotos pode usar a ferramenta que disponibilizamos para criar slideshows.
- Compor a programação do seu canal
- Organize as fotos e vídeos na programação do canal.
- Para facilitar a criação do canal poderá escolher a opção playlist.
- Ligar seu canal
- Defina um PIN (caso pretenda que o seu canal seja privado)
- Escolha a opção "NO AR"
11. Quem pode ver o MEO Kanal? Um canal público pode ser visto por todos os clientes MEO ADSL ou Fibra com MEOBox, que conheçam o número do mesmo ou que efetuem uma pesquisa. Se tiver um canal privado este pode ser visto pelos seus familiares e amigos (clientes MEO ADSL ou Fibra com MEOBox), a quem tenha fornecido o PIN de 4 dígitos definido por si. A qualquer momento pode alterar o estado do seu canal para privado ou público.
12. Como posso aceder aos vários canais que já criei? Pode verificar os canais que criou na sua área de canais, no site do serviço. Para visualizar os seus canais no MEO basta pressionar o botão verde seguido do número de um dos seus canais.
13. Quais são as ferramentas de divulgação de canais disponíveis? Na área de gestão de canal poderá usar a área Divulgar o canal para conhecer as opções ao seu dispor:
- Tem disponível o badge do canal em vários tamanhos, desde small a xxl, para facilitar diferentes tipos de utilização (assinaturas de email, blogs, web, etc.). Com a qualidade XXL pode mesmo usar o badge para promover o seu canal em cartões de visita, brochuras e outros materiais impressos.
- Cada utilizador poderá enviar até 10 SMS não cumulativos por mês acompanhados de um texto personalizado para divulgar os seus canais públicos e privados.
- Pode passar a enviar 100 e-mails não cumulativos por mês por conta para uma lista de contactos definida por si com novidades do seu canal.
14 - Como posso personalizar a página pública do meu canal? Em cada canal, na área Divulgar o canal, terá a possibilidade de configurar a página pública do seu canal https://kanal.pt/[número do canal]:
- Escolha um vídeo de até 2 minutos de duração para ser o trailer do seu canal
- Decida se deseja que a programação do seu canal seja visível para todos os utilizadores ou não.
- Pode disponibilizar na página pública de cada canal os seus dados pessoais como produtor do canal (nome, email, uma pequena biografia, endereços das redes sociais).
- Em cada página pública de canal pode optar por mostrar ou não alguns ou todos os outros canais de que é autor.
15. Posso criar uma lista de canais favoritos? Pode, basta aceder às opções do canal enquanto o visualiza e clicar em “Adicionar aos favoritos”. Os canais que definir como favoritos irão aparecer na aplicação MEO Kanal na área de favoritos.
16. Posso ver um canal em qualquer TV da minha casa? Sim, desde que tenha MEOBox na TV em que pretende ver o canal em causa.
17. Posso ver em mais do que uma TV em simultâneo? Sim, basta que nas TVs em causa tenha uma MEOBox.
18. Posso ver os meus canais no PC, Tablet ou Smartphone? A visualização dos canais pode apenas ser feita na MEOBox, pressionando a tecla verde do comando.
19. É necessário instalar alguma aplicação para criar um canal? Não, o carregamento e gestão das suas fotos e vídeos e respetiva organização são efetuados diretamente na sua área pessoal, no website http://kanal.meo.pt - não é necessário ter qualquer aplicação para além do seu browser.*
20. Que conteúdos posso disponibilizar? O MEO Kanal é destinado à partilha de fotos e vídeos pessoais ou da autoria direta ou indireta do titular do serviço. Não é permitido disponibilizar, entre outros, conteúdos difamadores, enganadores ou fraudulentos, que incitem à violência ou sejam discriminatórios face à raça, credo ou ideologia, que tenham conteúdo sexual ou sejam impróprios para menores, bem como materiais para os quais não possua os direitos de autor ou de divulgação.
21. Posso colocar vídeos e fotos que não sejam da minha autoria? Deverá disponibilizar exclusivamente conteúdos da sua autoria ou para os quais tenha os devidos direitos de uso e divulgação. Em caso de denúncias de violação de direitos de autor ou outras questões legais, a Portugal Telecom poderá ser obrigada a facultar os seus dados de faturação às entidades legais do foro correspondente.
22. Quais os formatos de fotos e vídeo suportados? Pode partilhar a generalidade dos formatos de fotografia (JPEG) e vídeo digital (AVI, MOV, MP4) em uso corrente. Alguns formatos semi-proprietários como FLV e AVI poderão sofrer alterações significativas durante a importação e conversão.
23. Tenho poucos vídeos para colocar no canal. Posso fazer uma playlist com estes vídeos ou preciso de 24horas de programação diferente? O número de vídeos e respetiva duração dos mesmos no seu canal é definido por si. Na playlist os seus vídeos estarão a ser visualizados em loop, ou seja, quando acabar de visualizar o seu último vídeo da lista da playlist irá começar a visualizar o primeiro vídeo da mesma lista.
24. Que qualidade e resoluções são recomendadas? Dado que as fotos e vídeos serão vistos em ecrã de televisão, recomenda-se que tenham uma resolução mínima de 720x576 pixels (análoga à resolução de uma câmara de 1.3 megapixels) e proporções 16:9. Para vídeo, são considerados ideais bitrates entre 700 Kb/s (Standard Definition) e 2 Mb/s (High Definition). O serviço aceita para conversão vídeo em 1080p ou 720p.
25. Qual a capacidade máxima de conteúdos suportada? Durante a fase de lançamento, não existe limite de capacidade para conteúdos individuais. A única limitação prática será a velocidade da sua ligação de internet.
26. Quanto tempo demoram as minhas fotos e vídeos a ficar visíveis no MEO Kanal? Dependendo dos formatos originais e do processo de conversão, os conteúdos ficarão disponíveis algumas horas após o upload e organização dos mesmos no seu canal.
27. Posso bloquear o acesso deste serviço em minha casa? De momento esta opção ainda não se encontra disponível.
Utilização do serviço
28. Como é que crio um PIN? Quando cria um canal este por default está definido como sendo privado e é-lhe apresentado um PIN de quatro dígitos gerado aleatoriamente. Caso pretenda alterar o PIN basta clicar em “Alterar PIN”, introduzir os dígitos que pretende e clicar em “Gravar”. A qualquer altura pode voltar a alterar o PIN de qualquer um dos seus canais.
29. Esqueci-me do PIN como posso recuperá-lo? Quando acede ao canal no site do serviço http://kanal.meo.pt tem sempre visível se o canal se encontra privado ou público e se se encontrar privado qual o respetivo PIN associado.
30. Como associar a conta MEO Cloud? No menu conteúdos, na área importar vídeos existe um botão "Associar contas" que redireciona para a área de permissões de acesso na qual se poderá associar a conta MEO Cloud. Logo que associe a sua conta, os seus vídeos alojados na MEO Cloud passam a ficar mais facilmente acessíveis nesta área.
31. Não consigo carregar conteúdos no site, o que posso fazer para resolver o problema? Caso não consiga carregar os conteúdos sugerimos que verifique a sua ligação à internet e eventual existência de firewalls ou outros mecanismos de controlo de acesso. Caso consiga de facto transferir os conteúdos e estes não sejam aceites pelo serviço, tente convertê-los para um dos formatos recomendados.
32. Para que serve a funcionalidade “Agrupar vídeos”? Muitas vezes temos vários vídeos do mesmo evento ou acontecimento, por isso, o “Agrupar vídeos” permite-lhe organizar os seus vídeos da melhor forma na sua programação e também que ao visualizar os diferentes vídeos estes estejam definidos como sendo um programa ou apenas um conteúdo. Por exemplo, tem dois vídeos da visita ao Jardim Zoológico que pretende colocar no seu canal como o programa “Visita ao Jardim Zoológico”, para isso basta criar o grupo “Visita ao Jardim Zoológico” e colocar os dois vídeos pela ordem que quiser.
33. Quero retirar conteúdos que disponibilizei ou apagar a minha área pessoal. O que posso fazer? Deverá aceder à sua área pessoal dos conteúdos no site do serviço, onde tem a possibilidade de apagar os conteúdos individualmente.
34. Quero apagar um canal. O que tenho de fazer? Para apagar um canal basta ir página de informação sobre o mesmo no site do serviço (http://kanal.meo.pt) e clicar no botão “Cancelar canal”. A opção de cancelar um canal é irreversível, não podendo voltar a recuperar os dados e programação do canal em causa. Os conteúdos carregados não são apagados da sua área ao cancelar um canal.
35. A quem me devo dirigir caso encontre algum conteúdo indesejado num canal? Se detetar algum conteúdo impróprio para menores, violento, xenófobo, pornográfico, com direitos de autor ou que viole a sua privacidade deverá enviar a sua denúncia através da TV (disponível nas opções do canal em causa) ou através do formulário de denúncia disponível em http://kanal.meo.pt/denuncia/report.
36. Para que serve a área de notificações da minha conta? A área de notificações da sua conta permite-lhe consultar as principais notificações relativas à sua utilização do serviço MEO Kanal.
37. Quais são as notificações que poderei receber?
- Entrar pela primeira vez no serviço;
- Algum dos seus vídeos, fotos ou mesmo canais não cumpram os termos e condições do serviço;
- Criar uma subconta e esta for ativada;
- Sempre que remover uma subconta;
- Caso tenha havido algum tipo de incompatibilidade com o upload dos seus vídeos;
- Caso tenha uma subconta para acesso ao serviço e altere a sua password de acesso;
- Sempre que um dos seus canais privados seja visualizado por uma nova MEOBox;
38. Como poderei identificar as MEOBoxes com acesso a canais privados meus? Poderá consultar as MEOBoxes que acederam aos seus canais privados na área de notificações do site do MEO Kanal, onde tem disponíveis os últimos dígitos dos IDs das MEOBoxes que acederam aos canais em causa. Para consultar o ID de uma box tem que aceder à box em causa e seguir os seguintes passos:
- Prima o botão "Menu"
- Clique no item "Ajuda e Configurações"
- Clique no item "Configurações"
- Entre na área "Informações de Sistema"
- Consulte o ID da MEOBox,
* Garantimos o suporte a Internet Explorer 8.0 ou superior, mas recomendamos browsers com pleno suporte HTML5 como o Firefox, Google Chrome ou Safari em ambiente desktop (tablets e smartphones ainda não são suportados).